Seja Bem-Vindo. Este site tem recursos de leitura de texto, basta marcar o texto e clicar no ícone do alto-falante   Click to listen highlighted text! Seja Bem-Vindo. Este site tem recursos de leitura de texto, basta marcar o texto e clicar no ícone do alto-falante

Aula 11 de Informática Básica

Software de Apresentação

O Software de Apresentação da Google foi feito para a criação de apresentações em slides, possibilitando ao usuário uma exibição extremamente profissional das suas ideias, dos produtos, enfim, de qualquer conteúdo que precise ser exibo para um público.

O aplicativo fornece uma gama imensa de recursos que tornam as apresentações mais impactantes, bem como, a utilização dos diversos modelos que fazem com que o usuário não perca tempo definindo o visual da apresentação.

Veja na lista abaixo, um pouco do que é possível fazer com o software:

  • Vendas de produto ou serviço;
  • Guia de consulta ou referência;
  • Exposição de um trabalho acadêmico ou científico.

Acessando o programa

O acesso ao programa de apresentação da Google é tão simples quanto o acesso a todos os outros programas da Google que estudamos até agora. Veja animação abaixo.

Abrindo a Apresentação
Abrindo a Apresentação

A organização dos comandos é semelhante ao processador de textos e a planilha de cálculos que estudamos anteriormente, ou seja, temos a Barra de Menus com os comandos que agrupam ferramentas semelhantes e abaixo da Barra de Menus, temos a Barra de Atalhos, com atalhos (botões) para as ferramentas mais utilizadas.

Criando uma Apresentação.

Abaixo uma série de dicas de como fazer uma boa apresentação:

  • A simplicidade é fundamental. A apresentação em questão pode até parecer simples demais, mas não é. Ela funciona bem como ponto de apoio do que é essencial, o que o apresentador tem a dizer.
  • Use fundos com moderação. Ainda não inventaram nada mais eficiente do que letra preta em fundo branco.
  • Slides devem ser sintéticos. Lâminas com muito texto fazem a audiência se perder. As boas apresentações destacam apenas os pontos principais. O restante é complementado pela fala do apresentador.
  • Não escreva na apresentação tudo o que você precisa ler.
  • Atenção ao tamanho da letra. Letras muito pequenas simplesmente não podem ser vistas.
  • Cuidado com o tipo de letra. Elas têm personalidade. Prefira letras mais neutras.
  • Cores e imagens: use apenas o essencial. Evite o chamado a sobrecarga de imagens e cores.
  • O mesmo vale para uso de ícones: eles devem ter um propósito comunicativo, ajudando você a enfatizar seu ponto.
  • Dê preferência ao uso de uma imagem por slide. Isso ajuda a dar relevância ao que você quer mostrar.
  • Lembre-se de que uma boa apresentação não deve ter erros de ortografia. Vale, e muito, passar para alguém que possa revisá-la previamente.

Abaixo o link para uma apresentação feita seguindo as boas práticas de criação de uma apresentação.

Agora que sabemos as regras que devem ser seguidas para criar bons slides, vamos ver como se cria.

Como criar a Apresentação no Aplicativo.

Uma vez aberto o aplicativo terá a tela abaixo:

Tela Inicial
Tela Inicial

Repare que o aplicativo de apresentação da Google não colocou nome ainda no arquivo mostrado na imagem acima. Nomeie o seu arquivo e veja a disposição dos elementos que compões o slide sugerido pelo aplicativo estão de acordo com as necessidades requeridas. Se a organização do slide não for a adequada, pode-se mudar facilmente executando a sequência na Barra de Menus “Slide->Aplicar layout”. Com este procedimento se alcança o seletor de layouts que são várias opções de slides pré-formatados com caixas de textos já reguladas para receber, textos, tabelas, figuras, vídeos, sons, etc. Veja a ilustração abaixo:

Opções de Layout
Opções de Layout

Deve-se adequar o layout do slide com a necessidade selecionando o tipo desejado.

Digitação e formatação de texto é semelhante ao do processador de textos e da planilha de cálculos. Mas para uma apresentação ficar elegante e bem feita, precisa-se, eventualmente, inserir outros objetos. No tópico a seguir será visto como trabalhar com objetos no aplicativo de apresentações.

Inserindo Objetos.

O que será mostrado aqui, é possível fazer em todos os aplicativos do G Suite. Mas é no software de apresentação que a utilização de recursos de multimídias se faz necessário.

Inserindo Imagem

Uma vez selecionada a imagem a ser inserida, pode-se colocar no slides de diversas maneiras. A figura abaixo mostra o menu de opções:

Inserindo Imagens
Inserindo Imagens

Existem as seguintes possibilidades:

  • Fazer upload do arquivo — Onde o aplicativo ira abrir uma caixa de diálogos para “subir” qualquer arquivo (neste caso uma imagem) para a apresentação.
  • Pesquisa na Web – O aplicativo abre um pequeno painel lateral para pesquisar imagens na internet para inserir.
  • Google Drive – O aplicativo abre uma caixa de diálogos para navegar no Google Drive e selecionar o arquivo de imagem desejado.
  • Google Fotos – O aplicativo abre um pequeno painel lateral para pesquisar imagens no Google Fotos para inserir.
  • Por URL – O aplicativo abre uma caixa de diálogos para que seja inserido o endereço na Web (URL) da imagem selecionada.
  • Câmera – Se o computador onde o aplicativo estiver sendo executador, tiver uma câmera instalada e funcionando o aplicativo acessará a câmera e fotos poderão ser inseridas.

Explore todas as possibilidades citadas para se familiarizar com os recursos.

Tratando a Imagem

Uma vez colocada no slide a imagem desejada, deve-se ajustar a imagem para o tamanho desejado e até cortar partes não desejadas da imagem. Qualquer objeto inserido na área de trabalho do aplicativo de apresentação, apresentará uma borda definida e oito pequenos elementos sobre estas bordas que servem para “puxar” o objeto e assim reduzir suas proporções. Veja a animação abaixo:

Dimensionando Imagem
Dimensionando Imagem

Os mesmo procedimentos são válidos para vídeo. Tente colocar um vídeo em um slide utilizando os comandos da Barra de Menu “Inserir->Vídeo…”.

Efeitos de Transição

Efeitos de transição são efeitos que acontecem na apresentação do slide. Podem, se bem utilizados, dar uma aparência bem profissional a apresentação. Uma vez que a sua apresentação esteja concluída e corrigida, pode-se animar a apresentação.

Para acionar este recurso, devemos ir na Barra de Menus e acionar a sequência “Slide->Alterar transição…”, assim que concluída esta sequência, aparece um painel na área de trabalho do aplicativo que permite acrescentar as animações dejadas em um slide ou em todos os slides. Veja abaixo como colocar a animação.

Aplicando Transições
Aplicando Transições

Este é um recurso que deve ser usado com cuidado. Exagero e mistura de muitos efeitos podem deixar a apresentação cansativa para o espectador veja como a apresentação acima, com o efeito que foi aplicado apareceria quando executada.

Apresentação com Transições
Apresentação com Transições

Imprimindo no G Suíte.

Embora deva ser evitada ao máximo, eventualmente, impressões são necessárias. A forma de imprimir no G Suíte é semelhante em todas as ferramentas, uma vez escolhida a saída para impressão, e observado alguns detalhes  específicos do aplicativo que estiver sendo utilizado, é só mandar imprimir.

Para imprimir, execute a sequência, “Arquivo->Imprimir” na Barra de Menu. Feito isso teremos a tela abaixo:

Tela de Impressão
Tela de Impressão

É fácil perceber que a tela de impressão tem poucos parâmetros para interagir.

A filosofia do Google em relação aos aplicativos é ser minimalista e eficiente, boa parte desta maneira de ser se deve ao fato dos aplicativos Google serem todos feitos na Web e nesse ambiente o desempenho é fundamental.

Vimos uma pequena paste dos aplicativos do G Suíte, o necessário para que um profissional que usa a tecnologia da informação como meio possa, com os conhecimentos adquiridos nesse curso, ser capaz de transitar com facilidade entre as ferramentas básicas necessárias para o dia a dia de trabalho seja em uma empresa, seja como profissional liberal.

Não pare aqui, continue estudando, procure conhecer as outras ferramentas, procures ferramentas semelhantes a que estudamos de outros fabricantes e estude, evolua, faça a diferença.

 

Click to listen highlighted text!