Seja Bem-Vindo. Este site tem recursos de leitura de texto, basta marcar o texto e clicar no ícone do alto-falante   Click to listen highlighted text! Seja Bem-Vindo. Este site tem recursos de leitura de texto, basta marcar o texto e clicar no ícone do alto-falante

A importância da certificação profissional para os profissionais de T.I.

A importância da certificação profissional para os profissionais de T.I.

O Começo

Introdução

Para entender realmente um assunto, devemos ir à base e ver a origem, a história do assunto, contextualizar os acontecimentos que cercam o fenômeno. Esse comportamento faz parte do método científico, do raciocínio questionador que todos que trabalham com tecnologia devem ter.

Quem é da área de tecnologia, já estudou sobre os microprocessadores e a revolução que eles causaram no começo da década de 1970 e nova fase tecnológica que essa inovação iniciou. A humanidade entrou na era do micro computador graças ao advento do primeiro microprocessador ao Intel 4004 (veja a ilustração a seguir).

Intel 4004
Intel 4004

Esse insignificante (para os padrões atuais) componente eletrônico revolucionou a eletrônica pelo simples fato de ser genérico, ou seja, dependendo da entrada que você fornecesse o processador responderia de um jeito ou de outro. A criação desse componente é cercado de histórias, vale a pena pesquisar, mas o foco são as certificações, vamos continuar…

No começo da década de 1980 a micro computação já estava evoluída o suficiente para que os computadores fossem vendidos em lojas comuns e não lojas especializadas como eram na década de 1970.

E, acredito eu, por semelhança, os computadores começaram a ser vendidas em lojas de eletrodomésticos (som, televisão, etc.) afinal era necessário ligar em uma tomada para funcionar e quem vende uma televisão vende um computador (era o raciocínio de um gerente de loja na época).

Mas não deu muito certo não. Os computadores eram vendidos se o cliente soubesse exatamente o que desejava comprar. Mas imagine um contador ou um dentista, sem conhecimentos básicos de computação, querendo adquirir um computador para colocar um programa que foi recomendado para este profissional? Imagine o comprador, perguntando ao vendedor se o computador executaria o programa X ou Y e se era compatível a impressora ABC, pois era a única que funcionava bem com o programa adquirido? Estava armada a confusão.

Confusão

Clientes insatisfeitos, lojas perdendo clientes, instalações mal feitas ou que simplesmente não funcionavam.

Um fabricante de um sistema operacional de redes que dominava o mercado na época a Novell (link) resolveu interceder e criou um programa de treinamento para os vendedores de computadores o CNA (Certified Novell Administrator) um treinamento que habilitava o vendedor a prescrever corretamento o software de rede para as necessidades do cliente e orientar sobre a instalação, implantação e a manutenção. Foi um sucesso absoluto.

Os vendedores que tinham este treinamento o CNA passaram a ser disputados pelas lojas com propostas de melhores salários e cargos de gerência. Logo outros fabricantes começaram a criar os seus próprios programas de treinamento DELL, Microsoft, Oracle, PHP, Cisco, etc.

Depois que, praticamente, todos os grandes players da indústria de tecnologia criaram seus programas educacionais e suas carreiras de certificação, começaram a surgir as certificações de metodologias e as certificações brandless. Vamos discutir cada uma delas.

Certificação de Metodologias

Trabalhar com tecnologia da informação de maneira eficiente e profissional era um desafio (ainda é…) no começo do uso corporativo dos computadores, especialistas chegaram a criar o termo “Crise do Software” (link) na década de 1970 para descrever os problemas. Umas das primeiras inciativas de pôr ordem na casa foi do Reino Unido que na década de 1980 criou através da Agência Central de Computação e Telecomunicações (CCTA) do Governo a Information Technology Infrastructure Library (ITIL) um conjunto de boas práticas detalhadas para o gerenciamento de serviços de TI que se concentra no alinhamento de serviços de TI com as necessidades dos negócios.

Metodologias em T.I.

O sucesso do ITIL fez com que grupos de trabalho fossem criados para manter, padronizar e evoluir a metodologia de trabalho (conhecido meio de T.I. como framework) e naturalmente começaram a criar treinamentos e certificações desta metodologia e de várias outras que surgiram depois. Existem certificações sobre todas as metodologias de T.I. SCRUM, BPMN, KanBan, UML, etc.

Certificação de Brandless

As certificações brandless são fornecidas por entidades que não estão ligadas a nenhum fabricante específico, patrocinadas por organizações sem fins lucrativos. Por exemplo a Dell tem a certificação sobre hardware IBM PC mas só dos computadores fabricados pela Dell e mais nada. Existe uma organização chamada CompTIA que promove uma série de certificações profissionais sem estar atrelada a nenhum fornecedor em especial. Por exemplo a CompTIA tem certificação de hardware, redes, segurança, etc. genéricas.

Agora que sabemos um pouco mais sobre certificações (principalmente porque acredito que você, leitor, visitou todos os hiperlinks do texto acima) podemos discutir as vantagens e desvantagens.

Vantagens e Desvantagens das Certificações de T.I.

Antes de falar as desvantagens e vantagens das quero deixar bem claro uma máxima que eu insisto em divulgar sobre as certificações “CERTIFICAÇÃO NÃO SUBSTITUI GRADUAÇÃO”.

Graduação

Gosto de deixar isto claro todas às vezes que falo sobre certificações de T.I., pois alguns centros de treinamento vendem a ideia de que a certificação é mais valorada no mundo do trabalho do que uma graduação e chegam a sugerir que o cliente tranque ou abandone a graduação para se dedicar as certificações. Não façam isso são duas coisas complementares e importantes, mostrarei isso ao longo deste texto.

Vantagens de uma Certificação em T.I.

Independente da certificação alcançada, isso já mostra que o indivíduo é esforçado e dedicado, pois as certificações de T.I. são famosas por serem difíceis.

Melhores oportunidades

Apesar de a experiência contar muito, a certificação pode fazer com que seu currículo fique mais atraente perante os recrutadores, principalmente a nível internacional. Por exemplo: se você está concorrendo a uma vaga de Scrum Master e todos os concorrentes (incluindo você) têm bastante experiência, certamente os profissionais certificados chamarão muito mais a atenção. Pode até acontecer de a vaga em questão exigir como pré-requisito uma certificação dos participantes, tendo em vista que alguns clientes têm o costume de exigir que profissionais qualificados atuem em seus projetos.

Credibilidade profissional

Uma certificação pode nos ajudar muito, pois comprova que realmente dominamos aquele assunto. A importância é justamente o fato de deixar o profissional melhor preparado para desempenhar certas funções. Conquistar essas certificações mostram que você tem motivação e dedicação ao seu trabalho, fazendo com que tenha mais credibilidade profissional.

Reconhecimento no mercado

As certificações são importantes em sua construção como profissional. Além disso, as empresas sabem que para tirar uma certificação é necessário empenho e dedicação. E são essas categorias de profissionais que se preocupam com conhecimento e melhoria profissional que são os mais visados e disputados no mercado. Também é importante para mostrar que você está preocupado em sempre se atualizar e buscar novos desafios.

Promoções

Quando você é comprometido com o próprio desenvolvimento profissional, isso também acarreta benefícios para a empresa em que você atua. Assim, as empresas querem manter esse profissional, dando melhores oportunidades de trabalho e, consequentemente, de salários.

Conhecimento adquirido

Esse é o ponto mais importante: o conhecimento que você adquire devido ao estudo para a prova, desde que você não queira fazer a prova “por fazer” simplesmente. A tendência é que, se preparando para certificações, você adquira um conhecimento muito mais aprofundado naquilo que se propôs a estudar, sendo um profissional com maior destaque.

 

Desvantagens de uma Certificação em T.I.

Como já frisei que a certificação não substitui a graduação, não falarei sobre mais sobre isso.

Custo

Os custos envolvidos em uma certificação são altos e não me refiro apenas a dinheiro, existem outros custos envolvidos como tempo, dedicação, abdicação, etc. Veja o texto abaixo do custo de uma prova de certificação muito valorizada no mercado, a certificação Programmer I em Java.

Java SE 7 Programmer I (1Z0-803)*

A certificação cobre os fundamentos da programação de Java SE 7, tal como a importância da programação orientada a objeto, sua implementação em código, e o uso de controles de fluxo, arrays e outros construtores. Essa certificação é a primeira de duas até o título de Oracle Certified Professional(OCP) Java SE 7 Programmer. Ela certifica que você possui uma base forte na linguagem de programação Java.

Alguns detalhes sobre a prova:

    • Identificador: 1Z0-803
    • Versão do Java: 7
    • Número de Questões: 70
    • Nota mínima para obter a certificação: 63%
    • Duração da Prova: 2 horas
    • Preço: R$ 434,00 (Baseado no valor do dólar atual)
    • Formato: Questões de múltipla escolha

*https://tableless.com.br/java-se-7-programmer-i-1z0-803-parte-i/#:~:text=Nota%20m%C3%ADnima%20para%20obter%20a,no%20valor%20do%20d%C3%B3lar%20atual) (15/10/2020)

Repare que o custo é só da prova. Um curso para preparar para uma prova destas, não custa menos de R$2.500,00 (10/2020).

Validade da Certificação

Sim a certificação tem que ser renovada! De quanto em quanto tempo? Depende da certificação, existem certificações que duram alguns anos (2, 3 e 5 são os intervalos de tempo mais usuais) e existem certificações que são associadas ao tempo de vida do produto, por exemplo, uma certificação Microsoft sobre o Windows Server 2016 “Instalação, armazenamento e computação com Windows Server 2016 Exame 70-740” terá a validade enquanto o Windows Server 2016 for fabricado pela Microsoft, no dia que for descontinuado a sua certificação não vale mais nada.

Conhecimento de Inglês

Eu particularmente não vejo desvantagem, pois em T.I. inglês é um requisito básico, mas aqueles que não dominam o idioma, podem sofrer em vários aspectos, o primeiro, as provas tem problemas sérios de tradução pois em sua maioria são feitas (as traduções) por programas de tradução, e o outro problema é que os manuais mais atuais, com mais profundidade sobre os assuntos são feitos em inglês.

Certificadores e as Provas

A fim de facilitar a compreensão da cadeia de certificação, far-se-á uso de um exemplo: a Microsoft (fabricante) necessita de profissionais certificados para uma nova ferramenta. A Microsoft entra em contato com a Vue e Prometric (empresas certificadoras), e juntas elas elaboram o conteúdo no qual o profissional será avaliado (os testes a serem aplicados pelas empresas certificadoras são sempre distintos entre si). A partir deste conteúdo, a Vue e Prometric desenvolvem os testes e avisam os centros certificadores (empresas como Processor, Fasttraining, Open, ACERT, entre outras) de que um novo teste de certificação está disponível via empresa certificadora. Os fabricantes divulgam em seus sites o novo teste, bem como a forma e o calendário de aplicação de exames, para que o profissional da área possa realizá-lo.

No primeiro momento do processo de certificação, o fabricante envia os conteúdos e/ou questões para a empresa certificadora (etapa 1), anuncia em seu site a nova certificação e avisa a empresa certificadora, que por sua vez avisa o centro aplicador (etapa 2). O profissional interessado então dirige-se a um dos centros aplicadores para efetuar sua inscrição junto a empresa certificadora e a marcação do respectivo exame (etapa 3), que posteriormente encaminha as informações para a empresa certificadora (etapa 4). No dia marcado para a realização do exame, a empresa certificadora encaminha a prova por meio eletrônico para o centro aplicador (etapa 4) onde o profissional irá realizar a prova (etapa 5).

Ao final do exame, o resultado é imediatamente fornecido para o profissional (etapa 6) e para a empresa certificadora (etapa 7). Caso o candidato tenha sido aprovado, a empresa certificadora encaminha as informações necessárias para o fabricante (etapa 8), que fornecerá o certificado ao profissional (etapa 9), concluindo o processo de certificação.

O teste é realizado pelo profissional na sede do centro aplicador de testes. Em geral, os testes são feitos de forma presencial, sob rígido esquema de segurança quanto a fraudes (o profissional é filmado e permanece sob observação durante a realização da prova). Mesmo o teste sendo presencial, a prova geralmente é eletrônica, com questões pré-formatadas de múltipla escolha, fornecendo automaticamente, ao final, o escore do candidato.

Fluxo de uma Certificação

 

Entendi… E agora?

Bem prezados leitores. Pretendo instalar no IFPE Campus Afogados da Ingazeira o Núcleo de Computação Aplicada (NCA) que, entre outras coisa, criará grupos de estudos voltados para a certificação. Farei uma enquete no final desta matéria para saber qual a certificação iremos atacar primeiro. O NCA será virtual no primeiro momento e assim que voltarmos a nos encontrar, tentarei conseguir uma sala. Já estou em contato com o professo Marcos Antônio para que possamos “emprestar” a sala dele do Clube da Matemática.

Abaixo temos uma apresentação que fiz a dois anos sobre certificação, é complementar a este texto.

Enquete

A enquete se encontra no link  abaixo. Apresentaremos na enquete algumas certificações valoradas no mundo do trabalho  e que o time atual do Núcleo de Computação Aplicada tem condições de mediar, a que for escolhida pela maioria, o NCA construirá um plano de estudos com o assunto e todo o conhecimento necessário para fazer a prova. São elas:

Cada um dos itens acima é um hiperlink que redireciona para página do proprietário da certificação ou do órgão certificador com explicações. Abaixo a enquete:

Bem… É isso. Até a próxima.

Click to listen highlighted text!