Apostila
Assunto
REDES PÚBLICAS
As redes públicas são muito úteis, porque além de permitir que mais pessoas tenham acesso à Internet, também ajudam a economizar os dados móveis de quem os contrata. Contudo, infelizmente, elas podem representar um perigo para a sua navegação na rede.
Isso porque a segurança das redes públicas não é confiável. Não há nenhuma garantia de que os roteadores utilizem protocolos de segurança, estejam protegidos por firewalls ou até mesmo configurados de maneira segura, com senhas fortes e sistema operacional atualizado. Algumas redes WiFi podem causar uma sensação de proteção por pedirem a criação de cadastro e senha, mas ainda assim não há como ter plena confiança, já que qualquer um que faz o cadastro pode acessá-la.
Além disso, antes de acessar uma rede pública é importante se informar para saber se ela é de fato uma rede de acesso à Internet, pois existem redes WiFi falsas, que além de não permitirem uma ampla navegação, servem apenas para atrair vítimas para golpes cibernéticos.
Por isso, ao utilizar uma rede pública, evite acessar contas de e-mail ou de mensagens que não sejam protegidas por criptografia. Os seus dados podem estar sendo observados! Mas, se precisar acessar contas, ou sites que peçam informações sigilosas como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários, certifique-se que está se comunicando com criptografia de ponta a ponta (por exemplo, sites que aparecem um símbolo de cadeado fechado em seu endereço/URL) caso contrário desative seu acesso da rede pública, e utilize a sua rede de dados móveis ou ainda, faça esse tipo de acesso somente quando estiver conectado em sua rede WiFi.
TROQUE A SENHA DO ROTEADOR
Os roteadores domiciliares utilizam configurações de fábrica para iniciar o seu funcionamento. Apesar desse aspecto ajudar na sua instalação, ele torna esses equipamentos vulneráveis a ataques e facilita acessos indevidos. Por isso, ao instalar um roteador, altere as configurações padrões.
O primeiro passo é modificar a senha e o usuário de acesso nas configurações do roteador. Essas informações padrões normalmente são bastante conhecidas, o que facilita que uma pessoa mal-intencionada acesse suas configurações e assuma o controle do equipamento.
O segundo passo está relacionado ao seu WiFi. Altere o nome da rede padrão e registre uma senha forte! Modificar o nome da rede reduz o risco de ter redes WiFi com nomes iguais, o que pode gerar perda de pacotes, interferência, tentativa automática indesejada de troca de rede, entre outros problemas. Além disso, alguns nomes de redes padrões identificam o fabricante do equipamento, o que ajuda o atacante a explorar falhas já conhecidas dos respectivos fabricantes. Trocar o nome da rede também indica que houve um cuidado extra na hora de realizar as configurações, o que demonstra a um possível atacante que você cuida bem da sua rede.
Lembre-se de adicionar uma senha forte para essa sua rede WiFi. Assim, apenas aquelas pessoas de seu convívio, que tenham sua senha, poderão utilizá-lo.
Por fim, uma dica importante: nunca coloque informações pessoais tanto no nome quanto na senha que for utilizar para o seu WiFi! Informações pessoais podem ser utilizadas pelo atacante em várias outras circunstâncias.
Fim da AULA 13 – Redes.