Seja Bem-Vindo. Este site tem recursos de leitura de texto, basta marcar o texto e clicar no ícone do alto-falante   Click to listen highlighted text! Seja Bem-Vindo. Este site tem recursos de leitura de texto, basta marcar o texto e clicar no ícone do alto-falante

Aula 06 – Prática de Ensino a Computação III

Tinkercad(link)

Na aula passada estudamos o Tinkercad e executamos uma tarefa no ambiente “Projeto 3D” do aplicativo. Estamos com outra situação-problema para resolver. Vamos lá…!

Situação-problema

Para a solução dessa situação-problema, devem ser formadas equipes com no máximo quatro membros.

Você é um dos consultores de informática educacional da escola Mandacaru Nerd. O professor de física ministrou as seguintes aulas:

A sua tarefa vai ser preparar no Tinkercad as experiências constantes na página do link (site TodaMatéria em 19/10/2020). Os exercícios foram copiados do site para facilitar a tarefa.

 

1) UFRGS – 2018

Uma fonte de tensão cuja força eletromotriz é de 15 V tem resistência interna de 5 Ω. A fonte está ligada em série com uma lâmpada incandescente e com um resistor. Medidas são realizadas e constata-se que a corrente elétrica que atravessa o resistor é de 0,20 A, e que a diferença de potencial na lâmpada é de 4 V.

Nessa circunstância, as resistências elétricas da lâmpada e do resistor valem, respectivamente,

a) 0,8 Ω e 50 Ω.
b) 20 Ω e 50 Ω.
c) 0,8 Ω e 55 Ω.
d) 20 Ω e 55 Ω.
e) 20 Ω e 70 Ω.

Reposta

Como os resistores do circuito estão ligados em série, a corrente que percorre cada um de seus trechos é igual. Desta forma, a corrente que atravessa a lâmpada também é igual a 0,20 A.

Podemos então aplicar a 1º lei de Ohm para calcular o valor da resistência da lâmpada:

U= RL. i
4 igual a R com L subscrito.0 vírgula 20 R com L subscrito igual a numerador 4 sobre denominador 0 vírgula 20 fim da fração igual a 20 ómega maiúsculo

Agora, vamos calcular a resistência do resistor. Como não conhecemos o valor da ddp entre seus terminais, utilizaremos o valor da ddp total do circuito.

Para isso, aplicaremos a fórmula considerando a resistência equivalente do circuito, que neste caso, é igual a soma de todas as resistências do circuito. Assim, temos:

Utotal = Req.i
15 igual a parêntese esquerdo 5 mais 20 mais R com R subscrito parêntese direito.0 vírgula 20 numerador 15 sobre denominador 0 vírgula 20 fim da fração igual a 25 mais R com R subscrito R com R subscrito igual a 75 menos 25 R com R subscrito igual a 50 ómega maiúsculo

Alternativa: b) 20 Ω e 50 Ω

2) PUC/RJ – 2018

Um circuito tem 3 resistores idênticos, dois deles colocados em paralelo entre si, e ligados em série com o terceiro resistor e com uma fonte de 12V. A corrente que passa pela fonte é de 5,0 mA.

Qual é a resistência de cada resistor, em kΩ?

a) 0,60
b) 0,80
c) 1,2
d) 1,6
e) 2,4

Resposta

Sabendo o valor da ddp total e da corrente que atravessa o circuito, podemos encontrar a resistência equivalente:

UTotal = Req.i
12 igual a R com e q subscrito fim do subscrito.5.10 à potência de menos 3 fim do exponencial R com e q subscrito fim do subscrito igual a numerador 12 sobre denominador 5.10 à potência de menos 3 fim do exponencial fim da fração igual a 2 vírgula 4.10 ao cubo ómega maiúsculo

Como as resistências apresentam o mesmo valor, a resistência equivalente poderá ser encontrada fazendo-se:

R com e q subscrito fim do subscrito igual a R sobre n mais R 2 vírgula 4.10 ao cubo igual a R sobre 2 mais R numerador R mais 2 R sobre denominador 2 fim da fração igual a 2 vírgula 4.10 ao cubo 3 R igual a 4 vírgula 8.10 ao cubo R igual a numerador 4 vírgula 8.10 ao cubo sobre denominador 3 fim da fração R igual a 1 vírgula 6.10 ao cubo ómega maiúsculo igual a 1 vírgula 6 espaço k ómega maiúsculo

Alternativa: d) 1,6

O professor deverá ser capaz de montar o experimento do zero usando os recursos do Tinkercad.

Click to listen highlighted text!