Montagem de um computador
Objetivos
- Fazer o reconhecimento das peças do computador.
- Organizá-las no gabinete e fazer a montagem do computador.
- Conhecer ferramentas usadas na montagem do computador.
- Noções de organização de uma oficina de montagem de computador.
Montando o computador
Uma boa prática para consolidar os conhecimentos teóricos sobre as peças e o funcionamento de um computador é realizar a sua montagem. Muitas vezes, os computadores se diferenciam um do outro, podendo as peças ter tamanhos diferentes, formatos diferentes, diferentes quantidades de pinos (no caso da memória e do processador), mas a estrutura básica para montar um computador é sempre a mesma:
- fixar os componentes na placa-mãe (processador, memória, coolers, dissipadores);
- fixar a placa-mãe no gabinete;
- fixar drivers, discos rígidos e outros dispositivos no gabinete;
- ligar a fonte de alimentação nos dispositivos que necessitam de energia (placa-mãe, coolers, driver, disco rígido, etc.);
- ligar placas necessárias aos slots de expansão (ex.: placa de vídeo quando o computador não tem esta on-board);
- ligar os periféricos ao gabinete (monitor de vídeo, impressora, teclado, mouse, etc.);
- ligar o computador.
Quando se compra um computador, muitas vezes ele já vem montado, e basta ligar os periféricos ao gabinete, verificar a voltagem e ligá-lo na tomada; porém, em algumas situações, o usuário pode optar em comprá-lo em peças, uma a uma, e realizar a montagem posteriormente; ou ainda pode haver a necessidade de desmontar um computador para fazer manutenção.
Nessas situações, os conhecimentos de montagem serão aplicados.
Antes de iniciar a montagem de um computador, é necessário tomar alguns cuidados básicos:
- certifique-se de que você possui um jogo de chaves (chave de fenda, alicate, porta parafusos, etc.) para iniciar o processo de montagem;
- tenha à sua disposição uma mesa ampla, limpa e organizada para facilitar o processo de montagem;
- tenha certeza de que você já está descarregado estaticamente (e sempre que possível manipule nas bordas dos dispositivos, evitando tocar com os dedos nos chips e as trilhas dos componentes);
- manuseie os equipamentos com muito cuidado, evitando colocar, por exemplo, um componente sobre o outro, o que minimiza o risco de danificá-los.
Vamos à prática… Mas antes… E minhas ferramentas???
Ferramentas
Vamos listar as ferramentas necessárias para a montagem de um laboratório completo de conserto, montagem e manutenção de computadores. Existe um ditado entre os técnicos que diz “As ferramentas fazem o técnico”. Claro que tem um exagero ai. Mas a qualidade das ferramentas é importante de fato. Um bom técnico pode, a princípio consertar um computador com apenas uma chave Phillips, mas vamos facilitar a vida desse nosso técnico, inclusive, por que, pode ser você o técnico.
- Chaves de fenda e Philips são a base de tudo, servem para abrir praticamente qualquer computador. É importante ter chaves de vários tamanhos para o caso de ter parafusos fora dos padrões normais de um PC. Chaves do tipo canhão (à sua esquerda) e Torx também são usadas com alguma frequência.
- Chaves do tipo “cotoco” são úteis em lugares que é necessário fazer bastante força para soltar algum parafuso. Chaves de precisão são fundamentais para abrir notebooks e netbooks.
- Pinças, pegadores e porta trecos para pegar parafusos e guardar pequenas peças para evitar o extravio das mesmas. Algumas vezes é necessário uma pinça para retirar sujeira dos cantos do gabinete.
- Tesoura, estilete e alicates para cortar presilhas ou abraçadeiras plásticas. O alicate de bico é útil para encaixar conectores e pequenos jumpers.
- Pincéis e escova de dente de cerdas macias para limpeza de componentes.
- Pulseira anti-estática para evitar danos em componentes ao manuseá-los (indicada para lugares que são frios e secos)
- Multímetro digital para testar fontes e outros componentes eletrônicos. Importante também para testar a tensão de entrada e saída de no breaks, estabilizadores e tomadas (Relembrando o uso de um multímetro).
- Pistola de cola quente para colar peças plásticas quando rompidas ou abertas para consertos (fonte de notebook por exemplo).
- Álcool isopropílico e limpa contato para limpeza de placas e componentes eletrônicos. O álcool é usado geralmente para remoção de pasta térmica ressecada do processador.
- Pasta térmica para melhorar a dissipação térmica do processador. Deve-se trocar a pasta térmica do processador a cada 10 meses.
- Baterias modelo 2032 para placa mãe. Geralmente substituída a cada 2 ou 3 anos.
- Abraçadeiras plásticas (ou presilhas) para organizar os cabos de energia da fonte e também outros fios que ficam soltos no gabinete. Isso melhora a circulação de ar no computador, diminuindo assim a temperatura interna do mesmo.
- Estojo organizador para guardar todos os CDs e DVDs de instalação usados no seu dia-a-dia
- HD externo, pendrive e testador de portas USB, fundamentais para levar os programas essenciais para instalar nos computadores, bem como um kit de portables para fazer limpeza e otimização além é claro do famoso backup que sempre é necessário. Já o testador é item básico para evitar a queimas de pendrives em portas USB mal conectadas.
- Organização é tudo.
Assim estamos preparados para montar, desmontar, consertar qualquer computador de uso doméstico ou comercial (são necessários mais ferramentas para trabalhar com computadores do tipo servidores).
Ambiente de Trabalho
O ambiente de trabalho deve ser isolado e sossegado, e não deve ser acessado por ninguém que não os técnicos que trabalham com você. A proibição de acesso deve, inclusive, se extender aos clientes.
Abaixo temos o layout (não está em escala) do que seria uma sala ideal para uma oficina de manutenção e conserto de computadores.
A bancada pode ser uma porta que se compra em loja de material usado de construção apoiada sobre cavaletes. Veja abaixo uma imagem de uma.
Depois é só colocar umas tomadas e uns pontos de rede para poder trabalhar sossegado. Veja o esquema abaixo (não está em escala).
Abaixo uma ilustração de uma boa e organizada oficina para encerra este tópico.
Montando um Computador Novo
É uma tarefa comum e recorrente a montagem de um computador novo, são os chamados “computadores montados” para diferenciar dos “computadores de marca”.
Lojas que vendem computadores e montam estes computadores de acordo com as peças que o cliente escolheu são chamados de “integradores” e estes empresários de tecnologia da informação precisam de técnicos que tenham um bom conhecimento de montagem e manutenção de computadores.
Os procedimentos aqui descritos podem variar de loja para loja, mas basicamente, após a venda do equipamento para o cliente de acordo com as especificações deste é gerado um documento para o estoquista para separar os componentes e encaminhar para a oficina para ser montado.
Primeira tarefa e muito importante do técnico é verificar se o que esta na ordem de serviço e o que foi entregue c correspondem. Abaixo pode-se observar um exemplo de uma ordem de serviço com uma pequena lista de equipamentos.
No caso específico do exemplo temos na descrição de produtos e serviços, um produto e dois serviços.
Após a verificação doo componentes entregues vá para sua bancada e vamos começar.
- Material verificado e colocado na bancada.
Em seguida, antes de manipular o computador, certifique-se de que você tenha se descarregado estaticamente. Isso pode ser feito com kits antiestática (se o ambiente for frio e seco), disponíveis para venda nas melhores lojas do ramo. Caso ainda não os possua, toque com a ponta dos dedos em carcaças de metal.
Evite manipular os componentes de um computador, como memória, processador e placa-mãe, em ambientes que possuam carpete ou tapetes, isso porque estes costumam gerar muito atrito com o corpo humano, carregando-os com eletricidade estática. Dê preferência aos locais com piso de madeira ou cerâmica.
Para iniciar a montagem do computador, o primeiro passo é abrir o gabinete, tirando os parafusos que se encontram na parte traseira dele. Assim, a sua lateral estará disponível para a fixação dos componentes. O processo para tirar a tampa lateral do gabinete é apresentado na figura abaixo.
- Removendo os parafusos do gabinete e abrindo.
O próximo passo é colocar no gabinete os drivers de CD/DVD. Para isso é necessário retirar a tampa frontal do driver no gabinete, para então encaixar o driver e parafusá-lo, conforme apresentado na próxima figura.
- Colocando o CD/DVD
Como existem vários tamanhos de parafusos, é necessário verificar qual parafuso deve ser usado em cada situação. Parafusos grandes demais não encaixam nos orifícios; parafusos pequenos não ficam firmes. Deve-se utilizar o parafuso correto em cada situação.
Agora vamos realizar o encaixe do disco rígido no gabinete. Na gaveta correspondente, o disco rígido deve ser encaixado e em seguida parafusado ao suporte localizado no gabinete, conforme a figura.
- Colocação do disco rígido no gabinete.
Agora vamos à conexão da placa-mãe ao gabinete. No local correspondente, a placa-mãe deve ser fixada com parafusos ou grampos, tomando-se muito cuidado na sua colocação. Na maioria dos modelos de placas-mãe, deve-se encaixar os conectores (placa de vídeo, rede, modem, USB, etc.) na parte traseira do gabinete, conforme mostrado na figura.
Na sequência, serão conectados os componentes à placa-mãe. Vamos iniciar pelo processador. Ele deve ser colocado com muito cuidado na placa-mãe, devendo antes ser destravada a alavanca de fixação. O processador só encaixa em uma posição, não devendo ser forçada sua colocação.
Após colocar o processador, a alavanca deve ser retornada à posição original para travá-lo. É aconselhável, porém não obrigatório, a utilização de pasta térmica sobre o processador, para facilitar a refrigeração dele. Veja a ilustração abaixo.
- O procedimento para instalação do processador.
Com a instalação do processador realizada, deve-se instalar o cooler do processador, o qual terá a função de resfriá-lo enquanto o computador estiver ligado. Para isso deve-se encaixar o cooler no processador e realizar a fixação deste na placa-mãe. Na sequência ele deve ser ligado à energia. Nos computadores mais modernos essa ligação é realizada via plug na própria placa-mãe.
A figura abaixo apresenta a fixação do cooler sobre o processador.
- Fixação do cooler sobre o processador.
O próximo passo é encaixar a memória principal na placa-mãe. Ela só encaixa em uma posição. Deve-se verificar se o tipo de memória principal é compatível com a placa-mãe; caso não seja, o encaixe não será possível (formatos diferentes).
Para encaixar a memória basta abrir as chaves laterais, conectá-la na placa-mãe e realizar uma pequena pressão para baixo, até ouvir um pequeno estalo que corresponde ao fechamento das chaves laterais. Esse processo é apresentado abaixo.
- Inserindo a memória na placa-mãe.
Agora vamos alimentar a placa-mãe com a energia originada da fonte de alimentação. Para isso deve-se conectar à placa-mãe os conectores de energia, conforme apresentado a seguir.
- Ligando a fonte à placa-mãe.
Deve-se verificar a compatibilidade da placa-mãe com a fonte de energia do gabinete, conferindo se o número de pinos é compatível. Os computadores modernos possuem dois conectores de energia da fonte com a placa-mãe, enquanto os mais antigos possuem apenas um. Detalhes sobre essa compatibilidade são obtidos no manual da placa-mãe do computador.
O próximo passo é realizar a conexão dos componentes frontais do gabinete à placa-mãe do computador. Esses componentes são o botão de liga/desliga, o botão reset, os leds, as portas USB, etc. O manual da placa-mãe deve ser consultado para saber onde cada conector deve ser ligado à placa-mãe.
Veja a ilustração a seguir.
- Conexão dos componentes frontais do gabinete à placa-mãe.
Não existe um padrão para conexão desses componentes do gabinete. Alguns gabinetes possuem mais ou menos componentes e estes devem ser compatíveis com a placa-mãe. A única maneira de saber em que local cada recurso deve ser ligado é consultando o manual da placa-mãe. Normalmente teremos um “mapa” na documentação da placa-mãe como o da figura a seguir.
O processo de instalação do computador está próximo do final, os últimos passos serão a instalação do cabo de energia e do cabo de dados nos drivers de CD/DVD e disco rígido.
Para o exemplo neste caderno, optou-se por um driver de CD/DVD no padrão IDE, sendo este um pouco mais antigo, porém muito utilizado ainda. Já o disco rígido é do padrão SATA. Para ligar a alimentação do driver de CD/DVD e do disco rígido, deve-se pegar da fonte de alimentação os conectores correspondentes e ligá-los ao dispositivo, conforme mostrado na figura.
- Conexão dos cabos de energia ao driver de CD/DVD e ao disco rígido.
O próximo passo é pegar o cabo IDE que veio junto com o driver de CD/DVD, conectando este à placa-mãe, conforme figura.
- Conexão do driver de CD/DVD à placa-mãe via cabo IDE (flat cable).
Já para conectar o disco rígido, deve-se utilizar o cabo SATA que veio junto com este dispositivo, conectando-o à placa-mãe do computador, conforme ilustração a seguir.
- Conexão do disco rígido à placa-mãe via cabo SATA.
Pronto! Nesse momento o computador já está montado e pronto para ser testado. Antes, é interessante fechar novamente a tampa lateral do gabinete.
- Fechando a tampa lateral do gabinete.
Por fim, é só ligar o gabinete aos periféricos, como teclado, mouse e monitor de vídeo, não se esquecendo de ligar o cabo de energia (verifique a tensão da fonte antes de conectar o cabo!!!) ao computador para ligá-lo.
Resumo
Nesta aula apresentaram-se todos os passos para realizar a montagem de um computador, como se deve proceder para realizar o encaixe dos componentes (processador, cooler, memória) na placa-mãe e como esta deve ser encaixada no gabinete.
Tratou-se ainda de instruções sobre como ligar os cabos de energia à placa-mãe e como ligar outros componentes, como HD e driver de CD ao gabinete.
Tarefinha
Baseado na figura da ordem de serviço que usamos nesta aula crie uma ordem de serviço mais completa e mande para o e-mail de seu professor com o seu nome e turma.