Grandezas Elétricas
2a Grandeza Elétrica: Corrente Elétrica
A movimentação ordenada de cargas elétricas provocada pela diferença de potencial é chamada Corrente Elétrica. Podemos dizer também que quando as cargas se movimentam se tem a Corrente Elétrica.
Tal movimentação procura restabelecer o equilíbrio desfeito pela ação de um campo magnético ou outros meios (reação química, atrito etc.). O elétron que se deslocou é completado pelo elétron de outro átomo de modo que o equilíbrio seja restabelecido.
Se fizermos uma analogia de uma instalação hidráulica, compreenderemos melhor o fenômeno.
Imaginemos dois tanques cheios d’água, sendo um mais cheio que o outro. Se ligarmos esses dois tanques por um cano (condutor de água), pela diferença de nível de água (diferença de potencial) haverá um fluxo d’água do tanque mais cheio para o tanque mais vazio até que os níveis sejam iguais (mesmo potencial).
- A unidade de medida da Corrente Elétrica é o Ampère (A) ou (i);
- A Corrente elétrica é também conhecida por Amperagem
- Aparelho utilizado para medir a Corrente Elétrica é o Amperímetro.
Símbolo do Amperímetro:
Obs.: A corrente só pode ser medida em série. Com um amperímetro em mãos e uma tomada simples (bipolar) não é possível medir corrente, só seria possível com o auxílio de um circuito em série. Se você tentar medir colocando as ponteiras do multímetro na tomada, eu lhe garanto, será uma experiência EXPLOSIVA !!!
COMO MEDIR CORRENTE COM MULTÍMETRO (SOMENTE EM ÚLTIMO CASO)
Múltiplos do Ampère
QUILOAMPERE: Abreviado pelas letras KA.
Um Quiloampere (1 KA) é igual a 1000 A.
1KA = 1000A
Para converter Quiloampere em Ampère deve-se multiplicar o valor dado em Quiloampere (KA) por 1000 (mil), o resultado desta multiplicação será dado em Ampère (A).
Ex.:
Converter 2,5 KA em A.
2,5 x 1000 = 2500A.
Para converter Ampère em Quiloampere, deve-se dividir o valor dado em Quiloampere (KA) por 1000 (mil), o resultado desta divisão será dado em Ampère.
Ex.:
Converter 2000A em KA
2000 / 1000 = 2KA.
Submúltiplos do Ampère
MILIAMPÈRE: abreviada por mA
Um Miliampere (mA), equivale a 0,001A
1mA = 0,001A
Para converter Miliampere em Ampères, deve-se dividir o valor dado em Miliamperes (mA) por 1000 (mil), o resultado desta divisão será dado em Ampères.
Ex.:
Converter 400mA em A
400 / 1000 = 0,4 A
Para converter Ampères em Miliamperes deve-se multiplicar o valor dado em Ampères (A) por 1000 (mil), o resultado desta multiplicação será dado em Miliamperes (mA).
Ex.:
Converter 2A em mA.
2 x 1000 = 2000mA
Tipos de Corrente Elétrica
O sentido da corrente é definido pela direção em que os elétrons se movimentam. A corrente pode ser classificada em relação a movimentação de seus elétrons em corrente alternada e corrente contínua.
Corrente Contínua (CC ou DC)
Quando as cargas elétricas se movimentam em uma só direção temos a Corrente Contínua. – C.C, ou DC (Direct Corrent). Podemos observar o movimento global da cargas de um corpo na mesma direção e sentido em um dado momento. Quando esse movimento de cargas é sempre no mesmo sentido, surge no corpo uma corrente elétrica contínua, conhecida como CC. É exatamente o tipo de corrente fornecido por uma pilha de lanterna, bateria de automóvel e a fonte de alimentação do computador. Os circuitos integrados das placas dos computadores trabalham sob uma alimentação de CC.
A Voltagem de Corrente Contínua (VCC) ou DCV (Direct Corrent Voltage) é quem realmente alimenta a maioria dos equipamentos eletro-eletrônicos, quando um equipamento é ligado na tomada de tensão VAC – Voltagem de Corrente Alternada (220/115), um circuito eletrônico chamado fonte de alimentação converter a tensão VAC em DCV que alimenta os circuitos eletrônicos em geral, outras formas de geração de energia contínua são as: Baterias (Carros, Telefone celulares, rádio comunicadores, etc.), Pilhas ( rádios portáteis, brinquedos, etc. ) ou até mesmo a energia solar, entre outras. Observe que as baterias geralmente são carregadas tendo como origem a tensão VAC.
Observe o gráfico abaixo. Note que não há variação na tensão de CC.
Símbolos da Corrente Contínua e da Voltagem de Corrente Contínua:
Obs.: Note que na explicação acima, estamos tratando de duas grandezas que estão relacionadas diretamente: Corrente Contínua (CC ou DC), que é medida em ampères e Voltagem de Corrente Contínua (VCC ou DCV) que é medida em volts. Uma trata do movimento dos elétrons (corrente) e a outra trata da diferença de potencial entre dois pontos (voltagem).
Corrente Alternada (CA ou AC)
É definida como a corrente que não só varia de sentido, mas também em sua intensidade ao longo do tempo. Quando a movimentação dos elétrons varia de sentido em um determinado tempo, classificamos esta como Corrente Alternada – CA (ou AC: Alternate Corrent). A Voltagem de Corrente alternada – VCA (ou ACV: Alternat Corrent Voltage) é gerada no Brasil em sua grande parte pelas hidrelétricas que convertem a energia cinética da água em energia potencial, através do movimento de turbinas que transformam o efeito magnético em energia alternada, que é muito mais fácil de transportar por não ter grandes perdas na transmissão a longas distâncias.
Podemos representar a tensão alternada como VAC, você pode encontrar esta representação atrás da fonte do microcomputador ou de todos os equipamentos elétricos alimentados pela tensão alternada que possuem uma chave seletora de tensão 220/115 VAC.
Observe o gráfico abaixo. Note que a variação é intensa e constante. Ora os elétrons se movimentam do positivo para o negativo, ora o contrário.
Existem equipamentos que não tem a chave seletora para fazerem a seleção de tensão automaticamente, mas ainda assim são alimentados pela tensão VAC, por exemplo: 220 – 110.
Sentido da Corrente Elétrica
Quando falamos no sentido da corrente elétrica, estamos querendo definir em que direção as cargas elétricas estão se movimentando.
Sentido Convencional
É o sentido usado para estudos na maioria dos livros técnicos. Neste sentido a corrente se desloca do positivo para o negativo.
Sentido Real
Este é o sentido verdadeiro dos elétrons, do negativo para o positivo
Efeitos da Corrente Elétrica
Sempre que uma corrente elétrica atravessa um condutor aparecem certos fenômenos que são de extrema importância, principalmente quando se trata de computadores.
Efeito Térmico
Qualquer condutor terá sua temperatura elevada quando sujeito a uma corrente elétrica. Esse efeito é explorado pelo homem em vários equipamentos como ferros elétricos, lâmpadas, chuveiro elétrico entre outros
Efeito Magnético
Ao ser atravessado por uma corrente elétrica um condutor gera ao seu redor um campo magnético. Essa propriedade é utilizada nos eletroímãs, campainhas, relês etc.
Fim da aula