Seja Bem-Vindo. Este site tem recursos de leitura de texto, basta marcar o texto e clicar no ícone do alto-falante   Click to listen highlighted text! Seja Bem-Vindo. Este site tem recursos de leitura de texto, basta marcar o texto e clicar no ícone do alto-falante

Aula 08 – Arquitetura de Computadores

Defeitos em Computadores e suas Soluções.

Um técnico de informática especializado em manutenção de hardware, deve ter um bom kit de ferramentas como vimos na Aula 07 e um conhecimento sólido sobre o funcionamento de um computador.

Atenção

Todas as operações sugeridas aqui, podem, eventualmente, colocar em risco o equipamento e/ou os dados armazenados no equipamento. Sugerimos fortemente que antes de quaisquer uma das operações aqui citadas, seja feito antes um backup dos dados.

O número de variáveis em um sistema computacional dificulta o diagnóstico de defeitos. Saber se o problema tem origem no software ou no hardware é o primeiro passo. Mas nem tudo é tão difícil, vamos ver e analisar os defeitos mais comuns em computadores e estudar os procedimentos de resolução do problema para que, pelo menos os defeitos mais comuns, possamos consertar de maneira rápida.

Outro detalhe é que trataremos de defeitos em computadores com o sistema operacional da Microsoft instalado, por dois motivos, é o sistema operacional dominante em desktops de usuários finais que são o principal cliente de técnicos de informática que atuam como profissionais liberais.

Vamos lá:

Internet lenta
Seu provedor de internet está enviando o pacote correspondente ao plano assinado, porém seu computador não está recebendo de maneira correta.

Possível solução: desinstale alguns programas que comprometem a banda da sua internet, complementos, plug-ins e extensões desnecessárias como PSafe, Yac, websearches, Baidu entre outros. Eles sobrecarregam e consomem sua internet. Você também pode usar o RevoUninstaller.

É claro que não é só isso. O parágrafo anterior cita as soluções mais comuns. A origem do problema pode estar em outros locais, se foi feita a limpeza do sistema operacional e do navegador utilizado com um software de limpeza lógica como o RevoUninstaller e o problema persite, termos que ver outras possibilidades.

Verifique se a velocidade que a sua internet esta no momento, confere com a velocidade que você contratou (ou o seu cliente), verifique  na fatura da conta para ter certeza das informações e utilize um software de aferição de velocidade de rede (internet no caso) confiável como o SIMET do registro.br que é o orgão que regulamenta a internet no Brasil. Abaixo temos uma ilustração do software atuando.

Teste do SIMET executado.
Teste do SIMET executado.

Outro local para procurar o problema é no seu roteador. Veja se a versão do firmware é a mais atual, e se não for faça a atualização do firmware.

Se a conexão do computador com a internet for por rede sem fio (wireless) a simples mudança de posição do roteador e/ou do computador pode atrapalhar o sinal de da rede o desempenho da internet. A presença de estrutras metálicas (cabide, abajur, etc…) e fontes de água (aquário) podem atrapalhar o sinal também.

Durante o processo de atualização do Windows, vários drivers são atualizados, a atualização dos drivers de rede (wireless e cabeada) pode corrigir/resolver problemas dos drivers. Caso a atualização não indique que os drivers de rede serão atualizados,  podemos verificar/forçar atualização com um software com Driver Easy que verifica se existe um driver mais novo e baixa para que se faça a instalação (na versão gratuita, a paga faz tudo sozinho). Veja abaixo uma ilustração do Drive Easy atuando:

Drive Easy atuando
Drive Easy atuando

Outra operação que pode ajudar muito na melhora de desempenho da internet é a mudança de servidores DNS. As vezes os servidores de DNS dos ISPs estão sobre carregados ou tem suas tabelas de endereçamento corrompidas. A mudança dos DNS para outros provedores, por exemplo o da Google que são 8.8.8.8 e 8.8.4.4 para servidor primário e secundário respectivamente.

Não cobrimos todas as possibilidades aqui, mas as soluções que mostramos são para os problemas mais comuns de internet.

Computador lento e/ou travando
Demorando a abrir ou carregar programas; travando quando executa um arquivo mais pesado, às vezes não liga e às vezes chega a dar tela azul.

Possível solução: pode ser ocasionado por problemas de memórias sujas ou em conflitos. No caso de sujeira, com o computador desligado, abra o gabinete e remova o pente de memória do slot e passe uma borracha em seus contatos e encaixe-os novamente. Limpeza de pentes de memória

Limpeza de pentes de memória.Se você tem mais de uma memória verifique se são as mesmas especificações. Tanto no barramento quanto na frequência, essas informações costumam estar nos adesivos ou embalagens da memória. Quando há diferença costuma ocorrer conflitos entre elas.

Etiquetas de memórias RAM
Etiquetas de memórias RAM

Sujeira Física

Já que abrimos com computador para verificar a memória, podemos aproveitar para verificar a limpeza do interior do gabinete, sujeira acumulada nos ventiladores do equipamento podem levar a travamentos e até a danificação de algum componente. Verifique o ventilador do cooler (conjunto formado pelo ventilador e pelo dissipador de calor), também deve-se verificar o ventilador da fonte e qualquer outro ventilador que estiver instalado dentro do gabinete.

Abaixo, temos a ilustração de um cooler novo e pronto para funcionar.

Cooler Novo e Limpo
Cooler Novo e Limpo

Abaixo veremos exemplo de situações críticas de gabinetes com muita sujeira interna.

Cooler Sujo
Cooler Sujo

Abaixo temos outra imagem de uma visão maior do interior de um gabinete, depois da fotografia, teremos uma pequena discussão sobre as consequências de toda essa sujeira.

Parte Interna de um Gabinete Sujo
Parte Interna de um Gabinete Sujo

No caso de um nível de sujeira como o do exemplo acima, recomenda-se desmontar completamente o computador e efetuar uma limpeza meticulosa, com tanta sujeira assim , acontece de a parte orgânica da sujeira começa a se decompor como resultado peças do computador serão corroídas.

Oxidação em Componentes Eletrônicos
Oxidação em Componentes Eletrônicos

Veremos agora o passo a passo para a limpeza do gabinete de um computador.

Limpando o Gabinete

  1. Arrume uma área onde você poderá retirar o pó. Você usará ar comprimido e aspiração para remover grande parte do pó de dentro de seu computador; portanto, organize um local onde você possa eliminar o pó sem se preocupar em sujar outras coisas. Tente organizar uma mesa para que você possa acessar facilmente o computador sem ter que se abaixar ou colocar a máquina no chão.
  2. Junte os materiais. Você precisará de uma chave de fenda Phillips, ar comprimido (ou uma lata ou um compressor), um pequeno aspirador que possa entrar em pequenas fendas, uma escova de dentes e álcool isopropílico 99%. Não use um aspirador antigo com ponta de metal, pois ele poderá danificar seus componentes. A melhor opção é um aspirador portátil mais novo, com uma mangueira de plástico extensível ou um compressor com um bico pequeno para poder soprar todos os locais do computador.
  3. Desligue o computador e desconecte todos os periféricos e cabos na parte de trás. Mantenha o monitor desconectado, assim como qualquer cabo USB, Ethernet, de caixas de som ou qualquer outro acessório. Desligue a fonte de energia e remova o cabo de força.
  4. Coloque o computador de lado. Coloque-o de lado em sua mesa ou bancada. Garanta que os conectores atrás estão mais perto da superfície. Estes conectores estão ligados à placa mãe e podem ajudá-lo a remover o painel lateral correto.
  5. Remova o painel lateral. Remova os parafusos que prendem o painel lateral no lugar. Estes parafusos podem ser encontrados na parte de trás do computador. A maioria dos gabinetes modernos possui parafusos com apoio para os dedos que você pode remover sem ferramentas, ainda que você talvez precise usar a chave de fenda para gabinetes mais antigos ou parafusos bem apertados. Coloque os parafusos de lado, para não perdê-los.
  6. Faça uma limpeza inicial. Dependendo de quanto tempo passou e o ambiente em que está, você poderá ver algo nada agradável na parte interna do gabinete. O pó têm tendência de acumular nos seus componentes, e toda a parte interna poderá estar coberta com uma camada fina cinza de poeira. Use seu aspirador para tirar os grandes chumaços de pó dos componentes e das fendas. Cuidado para não bater em nenhum componente com a ponta do aspirador ao movê-lo pelo interior da máquina. Muitos componentes de dentro são muito frágeis, e pinos entortados e conectores poderão deixar seu hardware incapacitado. Veja a ilustração abaixo.
Usando o Aspirador de Pó
Usando o Aspirador de Pó
  1. Use o ar comprimido para tirar o pó das fendas. Pegue a lata de ar comprimido, ou compressor de ar, e tire o pó das fendas de lugares difíceis de se alcançar. Use o aspirador para ajudar a reduzir a quantidade de pó que se espalha. Evite rajadas longas e contínuas, pois isto fará com que a lata fique gelada demais para que você a segure. Não jogue ar comprimido nos ventiladores. Jogar ar nos ventiladores pode fazer com que eles rodem mais rapidamente do que devem, podendo danificá-los.
Usando o Compressor
Usando o Compressor
  1. Limpe os ventiladores com o aspirador e álcool. Use o aspirador para remover as grandes quantidades de pó nas pás dos ventiladores. Mergulhe sua escova de dente no álcool e escove lentamente o pó que ficar nas pás. Você poderá acessar as lâminas com mais facilidade se removê-las primeiro. Você precisará remover os parafusos que “prendem” o ventilador no chassi e desconectar o cabo que conecta o ventilador à placa mãe. Memorize a posição do ventilador para poder reinstalá-lo após a limpeza. Certifique-se de reconectar o ventilador na mesma posição em que foi instalado originalmente. Os ventiladores funcionam em apenas uma direção, e colocá-lo ao contrário pode impactar muito o resfriamento da sua máquina. A maioria dos ventiladores possui uma seta impressa, indicando para qual lado ele funciona.
Limpando o Cooler
Limpando o Cooler
  1. Remova os componentes para uma limpeza profunda. Enquanto o aspirador é suficiente para limpar o básico, você irá querer remover componentes individuais para deixá-los brilhando novamente. Certifique-se de descarregar a estática antes de tocar qualquer componente interno. Ao remover os componentes, coloque-os numa superfície anti-estática, como madeira ou borracha.  Você pode remover a placa de vídeo tirando os parafusos que a prendem ao gabinete, soltando o separador abaixo dela e, com cuidado, tirando-a de uma vez. Talvez você tenha que desconectar os cabos de força para removê-la totalmente. Coloque a placa de vídeo na superfície de limpeza e use a escova e o álcool para remover o pó que não sai facilmente.
    Remover o disco rígido e qualquer drive ótico pode facilitar a limpeza deles, já que geralmente eles estão dentro de baías difíceis de se alcançar. Remover estes drives geralmente envolve abrir ambos os lados do gabinete para que você possa alcançar os parafusos que prendem o disco. A maioria dos drives óticos é retirada da frente do gabinete depois que os parafusos foram removidos. Remover o “cooler” da CPU permitirá que você limpe as fendas do dissipador de calor, bem como escovar e tirar a poeira dos ventiladores. Os dissipadores de calor são conectados de diversas maneiras; portanto, consulte sua documentação antes de tentar removê-lo. Alguns exigem que você remova um suporte na parte de trás da placa mãe. Se você remover o cooler da CPU, será necessário aplicar uma nova camada de pasta térmica à CPU antes de reconectá-la.
Componentes Removidos para Limpeza
Componentes Removidos para Limpeza
  1. Tire o pó de todas as grades. Dependendo de sua CPU, você pode ter algumas grades de ventiladores e circulação de ar. Use seu ar comprimido para tirar o pó de dentro do gabinete, e então, passe o espanador sobre a grades. Observe sinais de oxidação no gabinete. Se existir sugira ao proprietário do gabinete. (wikihow)

Arquivos temporários acumulados

Conforme você utiliza o computador, instalando novos programas, salvando e apagando arquivos, entre outras ações, o sistema operacional gera arquivos temporários que, em teoria, deveriam ser apagados após a sua utilização. O problema começa quando o Windows acumula muitos desses arquivos, ocupando espaço no disco e deixando o funcionamento de programas prejudicado.

Para resolver isso, você pode apagar esses arquivos utilizando o programa CCleaner, que é um poderoso programa de limpeza lógica, especificamente, para arquivos temporários. Veja abaixo uma ilustração do CCleaner atuando.

CCleaner atuando
CCleaner atuando

PC infectado por vírus

É mais comum do que muitos imaginam ter o PC infectado por algum vírus. Por maior que seja o cuidado na instalação de programas no computador, muitas vezes malwares e spywares acabam infectando a sua máquina.

O melhor jeito de verificar se algo de errado está no computador é abrir o Gerenciador de Tarefas do computador (clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e selecione o gerenciador) e verificar a lista de processos abertos no Windows.

Caso o seu computador esteja infectado, existe a chance de aparecer algum processo estranho em execução, sem que seja possível encerrá-lo. Para resolver esse problema, é necessária a instalação de um bom antivírus para realizar a procura e a eliminação do vírus. As possibilidades de anti-vírus são muitas, por isso é sempre bom consultar sites especialistas em desempenhos e avaliação de aplicativos especialmente ant-vírus.

Disco fragmentado

A fragmentação ocorre quando arquivos do disco rígido não são periodicamente modificados, fazendo com que eles sejam armazenados “em pedaços” (fragmentos) e fazendo com que a leitura e gravação dos mesmos seja muito mais lenta do que se ele estivesse armazenado em um único “pedaço”.

A desfragmentação é recomendada, geralmente, para discos rígidos, (unidades que possuem discos giratórios) visto que ao acessar partes dispersadas de um arquivo consome muito tempo com a movimentação do cabeçote de leitura (chamamos esse tempo de espera de “delay”). Já em unidades de memória flash, a desfragmentação não é necessária.

Em casos de unidades SSD, a desfragmentação é desaconselhada, por 2 motivos básicos:

  1. em unidades de memória física, não há um “delay” considerável quando um arquivo está fragmentado;
  2. unidades SSD possuem limitações de ciclos de vida de gravações, isso é: cada setor de um SSD tem em média, 10ciclos de gravação. Acima disso, este setor começa a ter dificuldades de gravação. A desfragmentação em SSD (ou memórias flash, em geral) é amplamente desaconselhada, pois acelera a redução dos ciclos de vida de cada setor.

Para Desfragmentar do Disco no Windows 10, clique na caixa de pesquisa na parte inferir esquerda, e digitar ” Desfragmentar e otimizar unidades“. No resultado que aparece, clique em “Desfragmentar e otimizar unidades” para iniciar o Desfragmentador de Disco no Windows 10.

Localizando a ferramenta de desfragmentação
Localizando a ferramenta de desfragmentação.

O Windows 10 mostrará uma lista dos discos instalados no sistema. Para verificar se o HD está fragmentado, selecione o HD e clique no botão Analisar. Unidades com mais de 10% de fragmentação devem ser otimizadas. Para fazer isso, selecione o HD e clique em Otimizar.

Ferramenta de desfragmentação
Ferramenta de desfragmentação

Abaixo um vídeo do Youtube com explicações de como desfragmentar um disco rígido no Windows 7.

O vídeo a seguir foi feito para ajudar leigos a dignosticarem pequenos defeitos e tentarem consertar, se não conseguirem, chamar o técnico de informática. Para nós que somos técnicos pode ser útili para criar um roteiro para manutenção e revisão de procedimentos.
Abaixo uma lista organizada e com vários itens de procedimento. Claro que a lista pode ser alterada e melhorada.

Verifique o seguinte:

  1. Verifique se a tomada onde o computador está ligado possui tensão elétrica. Para isso, experimente ligar um abajur ou luminária na tomada para ver se ela está funcionando. No caso de você estar usando filtro de linha, estabilizador ou nobreak, verifique se ele está ligado.
  2. Verifique se o cabo de força está ligado à rede elétrica.
  3. Verifique se o cabo de força está firmemente preso à fonte de alimentação (sugerimos que você o remova e o conecte novamente).
  4. Verifique se o cabo de força não está defeituoso: experimente substituí-lo.
  5. Verifique se a chave 115 V/230 V da fonte de alimentação está corretamente posicionada, caso sua fonte tenha uma. Lembre-se de verificar qual é a tensão de saída de seu nobreak, caso esteja utilizando um.
  6. Verifique se a chave liga/desliga localizada na fonte de alimentação (na parte traseira do computador) está na posição “ligada”, se sua fonte tiver uma.
  7. Verifique se o botão reset na parte frontal do gabinete não está “preso”. Você pode verificar isto pressionando-o; caso ele não se mova significa que está preso e você precisa liberá-lo usando alguma ferramenta (chave de fendas pequena, clipe de papel, etc.).
  8. Verifique se o botão liga/desliga do painel frontal do gabinete está conectado ao local correto na placa-mãe.
  9. Verifique se os fios do botão liga/desliga do painel frontal do gabinete não estão partidos. Você pode testar isto removendo este botão da placa-mãe e encostar, ao mesmo tempo, uma chave de fendas pequena nos dois pinos onde este botão deve ser instalado.
  10. Se você instalou uma placa de vídeo avulsa em um computador com vídeo integrado, experimente instalar o monitor de vídeo em um dos conectores da placa-mãe. Em algumas placas-mãe, você só poderá instalar o cabo do monitor na placa de vídeo “avulsa” após desabilitar o vídeo integrado no menu de configuração da placa-mãe.
  11. Verifique se você não se esqueceu de instalar o conector ATX12V ou EPS12V da placa-mãe.
  12. Verifique se você não se esqueceu de instalar os conectores de alimentação auxiliar da placa de vídeo.
  13. Remova todos os cabos externos do seu computador, deixando apenas o cabo de força e o cabo do monitor de vídeo. Existem casos onde um teclado ou mouse defeituoso impediam o computador de ligar.
  14. Verifique se o monitor está ligado (ele deve ter um LED ligado ou piscando indicando que ele está ligado). Se este LED não estiver ligado ou piscando, verifique se o cabo de força do monitor está corretamente conectado na tomada e se ele está firmemente conectado no monitor.
  15. Verifique se a seleção de entrada do monitor de vídeo está na posição correta. A maioria dos monitores de vídeo hoje traz mais de um tipo de entrada e, em princípio, é capaz de detectar automaticamente qual entrada deverá usar. Mas há um botão para selecionar a entrada de vídeo; você pode experimentar selecionar manualmente a entrada sendo usada.
  16. Verifique se os módulos de memória estão instalados nos soquetes corretos.

Se nada disso funcionar, definitivamente o computador tem uma peça defeituosa e precisa ser trocada, mas osprocedimentos anteriores, no mínimo, indicaram a qualquer técnico de informática, qual a peça com defeito. Para ter certeza, peças devem ser trocadas levando o computador para oficina (se já não estiver nela) que deve ter os itens necessários para o diagnostico preciso do defeito (conforme explicado na Aula 07).

Mas Se nenhumas das peças estiver com defeito. O sistema operacional deverá ser reinstalado. Como os dados já foram salvos no começo dos procedimentos podemos formatar sem problemas, é claro que o proprietário do equipamento deve ser comunicado (se já não foi no começo dos procedimentos) e deve-se reinstalar o Windows (se for esse o sistema operacional) e o máximo de programas que o cliente tinha originalmente.

Click to listen highlighted text!