O que é currículo Lattes?
Sobre a plataforma Lattes
A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. Sua dimensão atual se estende não só às ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, mas também de outras agências de fomento federais e estaduais, das fundações estaduais de apoio à ciência e tecnologia, das instituições de ensino superior e dos institutos de pesquisa. Além disso, se tornou estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das políticas do Ministério de Ciência e Tecnologia e de outros órgãos governamentais da área de ciência, tecnologia e inovação.
O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País. Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, se tornou elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia.
O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil é um inventário dos grupos em atividade no país. Os recursos humanos constituintes dos grupos, as linhas de pesquisa e os setores de atividade envolvidos, as especialidades do conhecimento, a produção científica, tecnológica e artística e os padrões de interação com o setor produtivo são algumas das informações contidas no Diretório. Os grupos estão localizados em instituições de ensino superior, institutos de pesquisa, etc. As informações individuais dos participantes dos grupos são extraídas dos seus Currículos Lattes.
O Diretório de Instituições foi concebido para promover as organizações do Sistema Nacional de CT&I à condição de usuárias da Plataforma Lattes. Ele registra todas e quaisquer organizações ou entidades que estabelecem algum tipo de relacionamento com o CNPq (instituições nas quais os estudantes e pesquisadores apoiados pelo CNPq desenvolvem suas atividades; instituições onde os grupos de pesquisa estão abrigados, usuárias de serviços prestados pela Agência, como o credenciamento para importação pela Lei 8.010/90; instituições que pleiteiam participar desses programas e serviços, etc). A disponibilização pública dos dados da Plataforma na internet dão maior transparência e mais confiabilidade às atividades de fomento do CNPq e das agências que a utilizam, fortalecem o intercâmbio entre pesquisadores e instituições e é fonte inesgotável de informações para estudos e pesquisas. Na medida em que suas informações são recorrentes e cumulativas, têm também o importante papel de preservar a memória da atividade de pesquisa no país.
O currículo Lattes foi lançado em 99. Hoje ele é o padrão nacional de registro da vida acadêmica dos estudantes e pesquisadores do Brasil. É adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa nacionais.
É também uma maneira de preservar a memória da atividade de pesquisa brasileira. Isso porque a plataforma é constantemente atualizada e cumulativa.
O Lattes pode ser visualizado por qualquer internauta. Ele contém:
- Formação acadêmica
- Idiomas divididos pelas competências: fala, escrita e leitura
- Áreas de produção científica
- Instituições em que já tenha atuado
- Publicações de artigos científicos
- Iniciação Científica
- Participações em eventos científicos
Por que devo fazer um currículo Lattes?
O currículo Lattes possui uma riqueza de informações e tem ganhado cada vez mais confiabilidade e abrangência. Por isso é um elemento indispensável e obrigatório para analisar o mérito e a competência dos financiamentos na área de ciência e tecnologia.
É com o currículo Lattes que você pode concorrer a bolsas de estudos, projetos ou auxílios para desenvolver atividades acadêmicas. Ele também é indispensável para progredir da carreira acadêmica, realizando cursos de pós-graduação.
O Lattes facilita a revisão bibliográfica, permitindo a busca por informações de outros pesquisadores. Dessa forma, o nível das pesquisas brasileiras é elevado.
O currículo também é fundamental para garantir ao pesquisador, benefícios como passagens para a participação em eventos científicos. Por isso, além de fazer um, é importante mantê-lo atualizado.
Passos para montar um currículo Lattes de qualidade
1. Cadastro básico
Acesse a plataforma Lattes. Em seguida, clique em “cadastrar novo currículo”. Na página aberta, insira a nacionalidade e o e-mail, crie uma senha e digite os caracteres que você vê na imagem. Após concluir essa etapa, é só clicar no ícone “próximo”.
2. Informações pessoais
Na página seguinte, é necessário preencher todos os dados pessoais corretamente e inserir uma foto. Lembre-se de usar uma foto mais formal: por ser uma plataforma séria, usar uma foto estilo selfie no Lattes não é a melhor escolha.
Concluindo essa etapa, é só seguir adiante. Na próxima aba, você deve informar o endereço e contato tanto pessoal quanto profissional.
3. Formação acadêmica
Essa etapa é uma das mais importantes: é necessário falar sobre sua formação acadêmica. Insira o nome da instituição, curso, ano de início e conclusão. Caso já tenha uma graduação, mestrado ou doutorado, é necessário informar o título da dissertação/tese e nome completo do orientador.
4. Atuação profissional
A quarta etapa também merece bastante atenção. Nessa fase, insira suas informações profissionais, caso você já esteja atuando na área. Caso contrário, é só seguir adiante.
5. Área de atuação
Para finalizar, deve-se inserir a área de atuação e também as habilidades linguísticas. No campo de idiomas, há três opções. Caso tenha fluência em mais idiomas, insira apenas os que mais domina. Em cada um deles especifique a fluência na leitura, escrita, compreensão e fala.
6. Confirmação dos dados
Ao clicar em seguir, a próxima tela mostrará os dados cadastrados. É indispensável realizar uma leitura atenta e conferir cada informação inserida para que não haja erros. Caso encontre algum problema, é só editar. Após analisar todos os dados, clique em “enviar ao CNPq”. Assim, o currículo estará no banco de dados em até 24 horas.
7. Atualização do currículo
É fundamental gerar atualizações constantes ao currículo. A primeira deve ser realizada logo após o cadastro no banco de dados. Acontece que o cadastro inicial só solicita informações básicas. Para inserir informações complementares, como eventos, congressos, palestras ministradas, trabalhos, grupos de pesquisas, projetos, artigos e cursos de extensão, é necessário realizar a atualização.
Para isso, é só entrar na plataforma e clicar em “atualizar currículo”. Na página que abrir, insira seu CPF ou e-mail, senha e clique em “acessar”. Entrando na parte de edição, é tudo muito intuitivo: é só clicar nos ícones que você quer editar — formação, eventos, projetos, entre outros.
Um alerta indispensável para quem vai atualizar o Lattes é não esquecer de atualizar também o texto inicial. Inclusive, o texto inicial “sobre mim” deve ser formal, escrito sem erros e apresentar de forma resumida as experiências acadêmicas e profissionais. Para editá-lo é só ir até a barra principal, clicar em “dados gerais” e “texto inicial” do currículo.
Outro adendo é que quem pretende ingressar em cursos de pós ou conquistar uma bolsa de pesquisa precisa manter o currículo sempre atualizado. Afinal, ele será um dos critérios de avaliação. Caso o Lattes esteja desatualizado, é possível até perder uma oportunidade, por exemplo. Assim, mais uma vez: sempre que participar de eventos ou concluir um projeto, insira imediatamente as informações na plataforma.
Para te ajudar ainda mais, dá uma olhada no infográfico abaixo, elaborado pela Venngage. Nele reunimos, de forma resumida, todo o processo de construção de um currículo na plataforma Lattes:
Exemplo de Currículo Lattes