Seja Bem-Vindo. Este site tem recursos de leitura de texto, basta marcar o texto e clicar no ícone do alto-falante   Click to listen highlighted text! Seja Bem-Vindo. Este site tem recursos de leitura de texto, basta marcar o texto e clicar no ícone do alto-falante

Sistemas Operacionais Desktop – Aula 08 (Semana 08)

 Semana 8: Projeto Final e Avaliação 

Autor: Carlos Fernandes 

E-mail para contato: carlos.fernandes@afogados.ifpe.edu.br  

Objetivo da Aula: 

Aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso em um projeto prático, desenvolvendo um guia técnico sobre sistemas operacionais e apresentando seminários sobre temas específicos. Realizar uma revisão geral dos conceitos principais e uma avaliação final para consolidar o aprendizado.  


Introdução 

A Semana 8 marca o encerramento do curso, com foco na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Nesta aula, você desenvolverá um guia técnico sobre sistemas operacionais, apresentará um seminário sobre um tema específico e participará de uma revisão geral dos conceitos principais. Além disso, receberá orientações valiosas para ingressar no mercado de trabalho como Técnico em Manutenção e Suporte em Informática.  


Desenvolvimento de um Guia Técnico sobre Sistemas Operacionais 

O guia técnico é uma oportunidade para consolidar seu conhecimento sobre sistemas operacionais, abordando tópicos como instalação, configuração, gerenciamento de arquivos, diagnóstico de problemas e segurança.  

Instalação de Sistemas Operacionais: Guia Completo e Prático -  datacriticalTI

  • Estrutura do Guia:  
    • Introdução: Breve descrição do sistema operacional (Windows, Linux ou macOS).  
    • Instalação e Configuração: Passo a passo para instalação e configuração básica.  
    • Gerenciamento de Arquivos: Como criar, mover, copiar e excluir arquivos e pastas.  
    • Diagnóstico e Solução de Problemas: Ferramentas e técnicas para identificar e corrigir falhas.  
    • Segurança: Configurações de segurança, como firewall e antivírus. 
  • Exemplo Prático:  
    • Para o Windows, inclua screenshots do Painel de Controle, Gerenciador de Tarefas e Visualizador de Eventos.  
    • Para o Linux, descreva comandos como ls, cd, top, e ferramentas como o Timeshift. 
    • Vídeo Exemplo: Assista ao vídeo “Como Criar um Guia Técnico” no canal Bóson Treinamentos: Criação de Guia Técnico.  

Apresentação de uma aula em PowerPoint sobre Temas Específicos 

Cada aluno apresentará uma aula sobre um tema específico relacionado a sistemas operacionais, como:  

  • Instalação e configuração de sistemas operacionais.  
  • Gerenciamento de usuários e permissões.  
  • Diagnóstico e solução de problemas.  
  • Segurança e proteção contra ameaças.  

Dicas para a Apresentação:  

  • Use slides claros e objetivos, com imagens e exemplos práticos.  
  • Prepare um roteiro para a apresentação, destacando os pontos principais.  
  • Inclua demonstrações práticas, como a execução de comandos no terminal ou a configuração de uma rede. 
  • Vídeo Exemplo: Assista ao vídeo “Como Fazer uma Boa Apresentação” no canal Diolinux: Dicas para Apresentações.  

Conclusão 

A Semana 8 é o momento de consolidar todo o conhecimento adquirido ao longo do curso, aplicando-o em um projeto prático e demonstrando suas habilidades em uma apresentação. Além disso, a revisão geral e a avaliação final garantem que você esteja preparado para ingressar no mercado de trabalho como um Técnico em Manutenção e Suporte em Informática capacitado e confiante.  

Fim da aula 08

Click to listen highlighted text!