PRÁTICA DE ENSINO A COMPUTAÇÃO IV
Sejam bem-vindos! Terminamos a primeira unidade com uma introdução da teoria envolvida na criação de objetos de aprendizado digital (OA), então colocaremos em prática o que vimos.
Prática
Nossa prática será um projeto com tudo que vimos e um ambiente real onde OAs são realmente consumidos. Usaremos o ambiente de Sistema Gerenciado de Aprendizado (SGA), que neste caso será o MOODLE que é o SGA open-source mais utilizado no mundo e é o que eu domino para poder levantar na internet e configurar para vocês.
Regras do Projeto
Estudamos que a construção de um OA assemelha-se muito a um projeto de desenvolvimento de um software usando as boas práticas de engenharia de software.
Nossos Conhecimentos
Vamos fazer um levantamento dos nossos conhecimentos e do que seremos capazes de fazer.
Pela imagem (Fluxograma com localização) podemos ter uma ideia da quantidade de conhecimento que já acumulamos, além disso, Prática de Ensino à Computação IV tem como pré-requisito Desenvolvimento de Projeto Web II, abaixo temos a ementa dessa disciplina.
Componente Curricular: Desenvolvimento de Projeto Web II
Créditos: 4; Pré-requisito: WEB1; Co-requisito: MOB, PEC4 e TS
CH total h/r: 60; Carta horária total h/a: 80; Horas-aula práticas: 40; Horas-aula teóricas: 40
Ementa
Desenvolvimento de sistemas web utilizando tecnologias modernas capazes de serem executadas em browsers atuais.
Referências Básicas
FREEMAN, Elisabeth ; FREEMAN, Eric. Use a cabeça!: HTML com CSS & XHTML. Rio de
Janeiro: Alta Books, 2a Edição, 2015.
LUBBERS, P; ALBERS, B; FERNANDES, A P. Programação Profissional em HTML 5. Rio de Janeiro – Brasil. Alta Books, 2013.
BULLTMAN, K. Brilliant JavaScript. Philadelphia, Pennsylvania USA. Trans-Atlantic pubns, 2009.
Referências Complementares
HORSTMANN, C. S., CORNELL, G. Core Java Vol. 1 Basic Features, Nova Jersey – EUA. Prentice-Hall, 2008.
SILVA, M S. Construindo sites com CSS e (X)HTML. Novatec, 2007.
PEREIRA, Michael Henrique R. AngularJS: Uma abordagem prática e objetiva. São Paulo – SP. Novatec Editora, 2014.
SILVA, Maurício Samy. Criando sites com HTML: sites de alta qualidade com HTML e CSS. São Paulo – SP: Novatec Editora, 2011.
DEITEL, P.J., DEITEL, H.M. AJAX, Rich Internet Applications e Desenvolvimento Web para Programadores. London England. Pearson, 2008.
Com essa revisão do que já sabemos, nos encontramos completamente aptos para o projeto que segue.
Enunciado do Projeto
Criar no ambiente do SGA Moodle uma aula com pelo menos 5 (cinco) OAs utilizando-se de todas as tecnologias aprendidas até esse momento. O assunto que conterá esses OAs será “Desenvolvimento para WEB”.
Para executar a etapa anterior do projeto, se faz necessário cadastrar todos os discentes no ambiente do Moodle e para isso precisamos preencher o formulário abaixo.
Usaremos os dados desse fomulário para preencher o Moodle e todos estarão registrados como “ADMINSTRADORES” então todo cuidado é pouco. Abaixo o link para um manual do Moodle da versão que está instalada, a referida instalação está sem tema e sem plug-in. A primeira regra será NÃO se instala nem tema, nem plug-in o projeto não é sobre o Moodle, a plataforma é apenas uma ferramenta.
Manual do Moodle (link)
Site do Moodle (link)
O trabalho pode ser em equipe, no máximo 3 (três) membros, ou individual.
Com todo conhecimento que temos podemos construir uma excelente aula sobre qualquer assunto que se utilize de pelo menos 5 (cinco) OAs.
Material a ser Entregue
A equipe ou o indivíduo entregará para avaliação os seguintes itens:
- Análise da criação dos Objetos Digitais de Aprendizado OAs (documento em formato digital).
- Uma (ou mais) aula(s) no Moodle com pelo menos 5(cinco) Obejetos Digitais de Aprendizado OAs.
- Manual de utilização dos OAs (documento em formato digital).
Critérios de Avaliação
O trabalho entregue será avaliado pelos seguintes critérios:
- Relatório da análise da criação dos Objetos Digitais de Aprendizado OAs
- Clareza do documento;
- Relevância dos pontos analisados;
- Objetividade.
- Aula disponibilizada na plataforma
- Clareza da aula;
- Interconexão entre os assuntos;
- Relevância do assunto abordado com relação ao tema “Desenvolvimento para WEB”;
- Manual de utilização dos OAs
- Clareza do documento;
- Relevância da ajuda que o documento fornece em relação ao Objetos Digitais de Aprendizado OAs;
A nota será de 0 a 10 (zero a dez) e valerá pela nota da segunda unidade da disciplina. A entrega do material será através de um formulário disponibilizado na Aula 05 do Google Classroom, essa aula será copiada ao longo da segunda unidade, apenas para manter o modo de operação do ambiente do Google Classroom.
Dicas
- Como todos os participantes do Moodle serão administradores, deve-se ter o MÁXIMO cuidado com todas e quaisquer operações feitas no ambiente do SGA, a equipe ou indivíduo devem criar uma “Curso” no Moodle e não interferir no “Curso” de outra equipe ou indivíduo;
- Não deve ser instalado nenhum “Tema”;
- Não deve ser instalado nenhum “Plugin”;
- Não deve ser alterado nenhum item de “Administração do site”, nem “Aparência”, nem “Servidor”, nem “Desenvolvimento”;
- Concentrem as atividades no curso criado para cada equipe ou indivíduo;
Situações não Previstas
Serão tratadas, caso a caso.
Dúvidas: carlos.fernandes@afogados.ifpe.edu.br