Seja Bem-Vindo. Este site tem recursos de leitura de texto, basta marcar o texto e clicar no ícone do alto-falante   Click to listen highlighted text! Seja Bem-Vindo. Este site tem recursos de leitura de texto, basta marcar o texto e clicar no ícone do alto-falante

Mentorias

Projeto Mentoria

Algumas características dos cursos de Tecnologia da Informação (T.I.) tornam o curso mais difícil do que já é. Vamos discutir algumas:

  1. Distância entre o mundo acadêmico e o mundo do trabalho – “Algumas pesquisas apontam que os jovens não consideram que a faculdade os preparam para o mercado de trabalho“. Dito isso (os detalhes podem ser lidos no link), não vamos prolongar o debate sobre essa distância e sim, tentar diminuir. Como? Quem teve a curiosidade de ler o texto do link anterior, percebeu que um dos grandes problemas é a falta de inovação e a falta de foco em novas tecnologias (eu mesmo fui vítima disso, na minha graduação).
  2. Volatilidade das tecnologias – defendo aqui o mundo acadêmico agora, é impossível para uma instituição de ensino seguir tudo que está sendo pesquisado e executado no mundo do trabalho, na academia, preparamos o discente para ter uma visão científica, crítica e reflexiva dos fatos e assuntos. É fornecido ao aluno(a) o conhecimento necessário para aprender novos conceitos (aprender a aprender) usando os conhecimentos seminais fornecidos na graduação. Mas o problema existe e o mercado de trabalho quer mão de obra qualificada quanto a academia começa a ensinar Python o mercado pede GO ou RUST e quando finalmente as escolas estiverem usando GO e RUST as empresas já estarão em outro ciclo, faz parte da natureza da Tecnologia da Informação.

O que pode ser feito?

Não tenho a solução, tenho uma ideia que amadureço a algum tempo, o Projeto Mentoria. Vou ganhar tempo já dizendo as regras do projeto no lugar de explicar.

Termos do Projeto Mentoria

  1. O Projeto Mentoria está aberto para qualquer discente do IFPE que queira aprender Tecnologia de Informação;
  2. Nesse projeto dividiremos as carreiras de T.I. em três grandes trilhas – Desenvolvimento; Infraestrutura e Banco de Dados. O candidato deve escolher uma dessas trilhas;
  3. Uma série de tarefas serão estabelecidas para cada membro do projeto com prazos que devem ser respeitados, cinco prazos descumpridos implicarão no desligamento do mentorado;
  4. O mentorado concorda com a divulgação de seu progresso quando ingressa no projeto;
  5. O mentorado pode a qualquer momento abandonar o projeto sem nenhuma consequência;
  6. Para entrar o projeto o candidato deve ter um curríulo Lattes;
  7. O projeto tem dois ciclos o básico e o vocacional;
    1. Básico – Assuntos que qualquer profissional de T.I. deve saber;
    2. Vocacional – A trilha escolhida pelo mentorado;
  8. Ao entrar no projeto o mentorando concorda em enviar para o mentor os certificados para esses serem colocados na internet no quadro de acompanhamento.
  9. Quaisquer outros temas não contemplados aqui serão objeto de acordo entre o Mentor e o Mentorado;

Ciclo Básico

Nessa parte do projeto o mentorando terá que cumprir uma série de treinamentos e cursos para poder concluir a etapa, em cursos que emitirem certificados, o certificado será a prova de conclusão (desde que respeitado o prazo estabelecido. Quando o curso não fornecer o certificado, será feita uma prova pelo mentor para o mentorando, mais importante que a nota nesse caso é o cumprimento do prazo (no mundo do trabalho os prazos são muito importantes).

Em caso de dúvidas. carlos.fernandes@afogados.ifpe.edu.br ou 081 999724053 (WhatsApp) NÃO MANDE GRAVAÇÃO.

Lattes

Não existe estudante sem Lattes. Todos devem ter o Lattes e é uma das poucas condições para poder entrar do projeto de mentoria. Abaixo, links que ajudaram a entender e preencher o Lattes.

Lógica de programação

Todos os profissionais de T.I. Devem saber lógica de programação abaixo temos uma lista de cursos disponíveis na internet, gratuitos de qualidade. Todo e qualquer curso deve servir para orientar e introduzir o estudante nos conceitos básicos. O discente deve, ao final desses cursos se aprofundar no assunto por conta própria.

  • Fundação Bradesco
    • Previsão de tempo do curso 34 horas
    • Curso deve ser concluído entre 30 e 34 horas
    • Emite certificado
  • Instituto TIM
    • Previsão do curso 8 horas
    • Curso deve ser concluído entre 6 e 8 horas
    • Emite certificado
  • SoftBlue
    • Previsão do curso 20 horas
    • Curso deve ser concluído entre 18 e 20 horas
    • Emite certificado

Governança de TI

Não existe a figura do desenvolvedor solitário que sozinho acha a solução para todos os problemas da empresa e nem o profissional de suporte que impede, sozinho, um ataque de crackers e salva a empresa. Hoje tudo é feito conforme “regras” que chamamos de frameworks e todos os profissionais de T.I. devem ter a noção básica de alguns.

Hardware

Não precisamos nem mencionar o absurdo que seria um profissional de T.I. que não tivesse noções sobre os componentes básicos dos computadores e seu funcionamento.

 

 

 

 

 

Click to listen highlighted text!