Design de Sites
Introdução
Segundo Benyon (2011), um produto que o designer de interação certamente fará é o design de um site. Badre (apud Benyon, 2011) identifica quatro principais tipos de site: notícias, compras, informação e entretenimento.
A Arquitetura da Informação é uma área de estudo dedicada à construção de sites, diz Benyon (2011), ela estrutura o site e ajuda os usuários a responder perguntas como onde estou? E aonde posso ir? A arquitetura da informação organiza e classifica o conteúdo dos sites, cria taxonomias, rotula itens e categorias. Para tanto, utiliza técnicas específicas como diagramas de afinidade e card sorts. Além de organizar e classificar o conteúdo, a arquitetura da informação ocupa-se dos mecanismos de navegação.
Construção de sites
O design de sites deve seguir os princípios do bom design de interação e respeitar as etapas do projeto: entendimento – análise PACT, construção de personas e cenários, foco de Design, Antecipação com prototipagem e Avaliação. Um bom design para sites prioriza a informação e a navegação, além disso, deve ser eficiente, aprendível e adaptável.
Jesse James Garrett (apud Benyon, 2011) divide a construção de um site em nesses elementos:
- Estratégia – É a camada mais baixa e preocupa-se em entender o objetivo geral do site, a natureza dos usuários do site e o que eles esperam do site. Considera as metas de negócios e a marca da empresa.
- Escopo – Ocupa-se da funcionalidade e do conteúdo, além de definir os requisitos.
- Estrutura – Trata da arquitetura da informação e da especificação do design. O objetivo aqui é estabelecer um modelo conceitual claro.
- Esqueleto – Cuida do Design de Informação, da navegação e da interface.
Segundo a enciclopédia digital Wickipédia, Design de Informação ou Infodesign, é uma área do design que lida detalhadamente com a apresentação da informação. Seu objetivo principal é melhorar a forma como o usuário adquire informação em sistemas de comunicação analógicos e digitais.
O wireframe é uma técnica usada para unir os três componentes desse elemento e colocá-los em um leiaute.
Superfície
Preocupa-se com as questões estéticas do site.
Normalmente, para obter um leiaute claro, lógico e agradável, são utilizadas folhas de estilo – CSS. As folhas de estilo formatam a aparência dos documentos da Web, suas cores e fontes, especificando a linguagem visual.
Design de interface
Cooper (apud Benyon, 2011) argumenta que o design de interface é um componente fundamental do design de interação. Portanto os designers de interação devem ter noção de design
gráfico, formas e cores.
As diretrizes do design de interface são extraídas de estudos sobre percepção, desenvolvidos pela escola Gestalt.
Proximidade e Similaridade
Objetos semelhantes em forma ou função devem permanecer próximos.
Continuidade
Objetos que fazem parte de um todo maior e contínuo.
As cores no design
O uso de cores no design de sistemas interativos é complexo.
Aaron Marcus (apud Benyon, 2011) fornece as seguintes regras para a aplicação da cor:
- Use no máximo cinco cores.
- Use com parcimônia cores centrais ou periféricas.
- As áreas coloridas devem sofrer o mínimo de mudanças de cor ou tamanho.
- Não use simultaneamente cores de alta pureza.
- Use um código de cores consistente, familiar e com referências apropriadas.
A seguir, a conotação de algumas cores no Ocidente.
A seguir, temos um exemplo de mapa de site de Garrett.
Alguns hot sites que são casos de sucesso da desenvolvedora gaúcha W3Haus:
Fim da aula.