Seja Bem-Vindo. Este site tem recursos de leitura de texto, basta marcar o texto e clicar no ícone do alto-falante   Click to listen highlighted text! Seja Bem-Vindo. Este site tem recursos de leitura de texto, basta marcar o texto e clicar no ícone do alto-falante

AULA 02 DE INFORMÁTICA PROEJA (PROJETO)

ARQUITETURA DOS MICROCOMPUTADORES

A Arquitetura de Computadores é o estudo dos requisitos necessários para o funcionamento do computador, bem como a organização dos componentes para obtenção de melhores desempenho.

O que é hardware?

É o conjunto de partes mecânicas, elétricas, eletrônicas, magnéticas e eletromagnéticas do computador, onde os dados entram, são processados e saem, portanto, hardware é a máquina propriamente dita (teclado, monitor, mouse, impressora ou qualquer outro componente técnico). O hardware executa os programas de software, que traduzem as instruções que são enviadas para o computador em uma linguagem que este possa entender.

A palavra HARD em inglês significa “duro”, porém em processamento de dados tem o significado de palpável, algo que possamos sentir, ou melhor, a parte física do computador.

O que é software?

O prefixo soft em inglês significa “macio”, “mole”, mas em processamento de dados seu sentido corresponde a parte lógica do computador.

O Software de um sistema é o conjunto de elementos lógicos necessários à realização das tarefas requeridas a ele. Podemos defini-lo da seguinte maneira: é a parte lógica que dota o equipamento físico (hardware) de capacidade para realizar todo tipo de trabalho.

Portanto o software é o conjunto de programas e procedimentos relacionados ao computador. Um programa nada mais é do que um grupo de instruções que interpreta a informação fornecida ao computador, em seguida, instrui o computador a executar uma tarefa.

Os Principais Componentes do Computador

Um computador consiste em um conjunto de componentes, que juntos, permitem a execução de diversas tarefas.

O principal elemento de um computador é a CPU, o cérebro da máquina, mas temos ainda, as memórias e os dispositivos, equipamentos que se conectam ao computador e apresentam funções específicas.

Unidade Central de Processamento (CPU)

A CPU é responsável pelo controle central do computador. Ela coleta os dados na entrada, envia-os ao local correto de processamento, calcula o resultado e o armazena na memória, depois envia este resultado para a saída.

O cérebro humano que você tem recolhe as informações do mundo externo, faz o processamento e relembra de maneira semelhante.

Placa-mãe e processador

Dispositivos de entrada de dados

Antes de poder processar algo, o computador necessita receber uma ordem para funcionar. Isto é realizado por meio de uma entrada, o dado que é introduzido no computador. Os dispositivos de entrada mais comuns são o teclado e o mouse. Da mesma forma que você usa seus sentidos – visão, audição, paladar, olfato e tato – para recolher as informações que estão a sua volta.

Teclado

O teclado é o principal dispositivo de entrada presente na totalidade dos microcomputadores. Atualmente o usuário encontrará uma infinidade de modelos para todos os gostos e poder aquisitivo.

A maioria representa uma adaptação dos teclados de máquinas de escrever procurando ser mais funcional agrupando teclas em blocos; outros são um pouco mais sofisticados e têm, inclusive, design ergonômico para facilitar a digitação e diminuir a fadiga dos usuários que ficam durante muitas horas trabalhando.

Teclas alfanuméricas
Teclas de funções
Teclas de navegação
Teclado numérico reduzido

As principais teclas

ENTER: (Entrar) A tecla Enter tem a função de finalizar a entrada de um dado ou comando. Em alguns softwares serve para inserir uma linha ou parágrafo.

BACKSPACE: (Voltar Espaço) Apaga o caractere à esquerda do cursor.

SHIFT: (Mudança) Pressione quando for mudar a digitação dos caracteres da parte superior das teclas que possuem duas funções, para acentuar as palavras ou mudar temporariamente a ação da tecla Caps Lock. Não há diferença entre as teclas Shift da esquerda e da direita.

CAPS LOCK: (Trava/Destrava Maiúscula) Quando acionada, um “led” acenderá indicando que as letras sairão maiúsculas e quando acionada de novo, o “led” apagará, e as letras passaram a sair minúsculas.

NUM LOCK: (Trava dos números) Essa tecla ativa ou desativa o bloco numérico. Quando o “led” estiver aceso será usada a parte superior das teclas do bloco numérico. Quando desativado, ela ativará a parte inferior dessas teclas.

PRINT SCREEN: (Imprimir tela) Joga para a área de transferência uma cópia da tela que estava visível na hora que a tecla foi pressionada.

TAB (Tabulação): Provoca a movimentação do cursor para a posição tabulada. Normalmente utilizada em editores de textos. Se pressionada em conjunto com a tecla (SHIFT), inverte o sentido de movimentação. Também permite a navegação através dos itens de algumas janelas e objetos em alguns softwares. 

SCROLL LOCK: (Trava de Rolamento) Essa tecla ativa ou desativa o controle de deslocamento vertical da tela em alguns aplicativos.

CTRL (Control): A tecla de controle deve ser utilizada em combinação com outras teclas. Sozinha não tem função alguma.

ALT (Alternate): Deve ser utilizada em combinação com outras teclas.

ESC (Escape):Normalmente utilizada para abandonar, cancelar ou encerrar a execução de um comando.

INS (Insert/Insere): É usada para ativar ou desativar a inserção de caracteres na edição de um texto.

DEL (Delete/Apaga): Usada para apagar o caractere que está após a posição do cursor, também pode apagar um texto, uma imagem, e outros objetos selecionados.

HOME (Início) e END (Final): Também utilizadas em edição de textos, tem a função de posicionar o cursor no início e no final da linha ou do arquivo, dependendo do software em uso.

PG Up (Página Acima) e PG Down (Página Abaixo): Normalmente utilizadas para trocar telas, (PG DN) remete para a próxima tela e (PG UP) para a tela anterior.

SETAS DE NAVEGAÇÃO: Estas teclas movimentam o cursor no sentido indicado.

NOTA: Alguns teclados acompanham as necessidades do sistema operacional Windows e trazem teclas com duas funções novas. As duas teclas com o logotipo do Windows simulam um clique no botão Iniciar da barra de tarefas. A tecla que traz o ponteiro do mouse sobre um menu, solicita a abertura de menu flutuante pop-up do controle em foco, se ele existir.

Mouse

O mouse é um periférico utilizado pela maioria dos programas gráficos atuais. Usado como apontador, caneta de desenho, etc., ele permite a fácil movimentação de um cursor pela tela.

Os mouses podem ser com fim ou sem fio. Alguns mouses têm mais botões de controles do que os modelos padrões.

Mouse com fio
Mouse sem fio
Mouse gamer

Outros dispositivos de entrada

Existem outros tipos de dispositivos de entrada que podem ser utilizados para os mais diversos fins. Segue abaixo uma tabela com alguns desses dispositivos:

Joystick
Webcam
Mesa digitalizadora
Dispositivo utilizado em jogos com capacidade de controlar movimento e comandar ações ao serem pressionados. É uma câmera de vídeo que capta imagens e que as transfere para um computar. Usadas para videoconferências, entre outras aplicações. Dispositivo para interagir com o computador de forma direta. É geralmente utilizado para pessoas que trabalham com softwares gráficos.

 

Scanner
Microfone
Leitor de código de barra
Dispositivo de leitura ótica que converte imagens e textos impressos em formato digital. Dispositivo que capta som e que as transfere para um computar. Usadas para estabelecer comunicação em conferências e jogos, entre outras aplicações. Dispositivo que emite um raio vermelho que percorre as barras impressas e decodifica a leitura em forma de dados.

 

Tarefa para Sala de Aula

  • Pesquisar na Internet
    • Teclado comum e teclado ergométrico e discutir em sala a diferença;
    • Pesquisar Lesão por Esforço Repetitivo e se relacionamento com teclados e mouses;
    • Pesquisar preços de scanners para computadores;
    • Pesquisar preços de leitores de código de barras.

Fim da aula 02.

Click to listen highlighted text!